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Projeto Curricular de Escola

Ensino Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

1. Introdução

O Projeto Curricular de Escola foi elaborado e aprovado pelos Departamentos Curriculares e pela Direção da instituição, tendo em consideração a nota preambular do Decreto-Lei nº 139/2012 de 5 de julho, o Decreto-Lei nº55 de 6 de julho de 2018, o Decreto-Lei nº 152/2013 de 4 de novembro (Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo de nível não superior) e a Portaria nº 59/2014 de 7 de março (Gestão Flexível do Currículo), sobre a adequação do currículo nacional ao contexto de cada escola, no quadro do desenvolvimento da autonomia das escolas.

No Projeto Curricular de Escola são apresentados os aspetos da Organização funcionais, os aspetos do ensino e da aprendizagem, o funcionamento e interação com os planos de sala/ turma, avaliação do Projeto Curricular de Escola e a sua calendarização. No nosso Projeto são abordadas a coo implementação com o Projeto Educativo, o plano curricular de turma/ sala e o Plano Anual de Atividades, com o envolvimento de todas as áreas.

No Projeto Curricular de Escola são justificadas as opções de organização e estruturação do ensino, os modos específicos de gestão curricular. Definidas as bases do currículo, abordadas algumas possíveis especificidades de situações reais, definindo opções e intencionalidades, à consecução das aprendizagens no nosso contexto escolar. Serve de suporte à elaboração dos Planos de Sala e Curriculares de Turma, privilegiando as orientações para obtermos um ensino de equidade para todos os alunos, tendo como principal objetivo obter um ensino/ aprendizagem de qualidade, promovendo uma educação com valores, enaltecendo e respeitando cada criança/ aluno e à sua individualidade.

O nosso contexto escolar permite-nos realizar um ensino diferenciador e de proximidade às crianças e às suas famílias, onde se favorece o contacto familiar e a criação de laços entre toda a comunidade educativa. A nossa “casa” é o “lar” de todos que fazem parte integrante da vida diária das nossas crianças, um local de partilha e crescimento de todos, para construirmos o Futuro juntos.

 

2. Aspetos Organizacionais/Funcionais

2.1. Oferta Educativa – Planos Curriculares

2.1.2. Educação Pré-escolar
Na educação Pré-escolar a gestão do currículo é bastante flexível, apresentam-se as diferentes áreas de desenvolvimento que compõem a componente do Currículo, com um número aproximado de horas semanais de trabalho em atividades orientadas. 
Componente do Currículo
Sala
3/4 anos
Sala
4/5 anos
Área de Formação Pessoal e Social 25h 25h
Área de Conhecimento do Mundo
Área da Expressão e Comunicação
1. Domínio das Expressões.
2. Domínio da Linguagem e Abordagem Escrita.
3. Domínio da Matemática.
Expressão Musical
Expressão Motora
A educação pré-escolar é efetuada em monodocência com adjuvantes a música e a educação física. O Inglês é oferta facultativa, sendo orientado por uma professora especializada.

2.1.3.  1º Ciclo (horas letivas semanais) 
Componentes do Currículo 1ºano 2ºano 3ºano 4ºano
Portugês Cidadania e Desenvolvimento I TIC 8h 7h15 7h15 7h15
Estudo do Meio 3h 3h 3h 3h
Matemática 7h 7h15 7h15 7h15
Apoio ao estudo 3h 3h 3h 3h
Educação artísca / Expressões
(Música, Dramática/Plásticas)
5h 5h 5h 5h
Educação Física / Expressão Físico-Motora 5h 5h 5h 5h
Inglês *1h *1h30  1h30 1h30
Informática (Oferta Complementar) 30m 30m 30m 45m
Sala de Estudo 7h30 7h30 7h30 7h30
Áreas facultativas
1. Natação
2. Capoeira
3. Ciência Divertida

2h
1h
1h

2h
1h
1h

2h
1h
1h

2h
1h
1h
Decreto-Lei nº 55/ 2018 de 6 de julho e leis sucessoras.

O 1º ciclo do ensino básico é lecionado em monodocência com a coadjuvação nas áreas artísticas e em educação física, na oferta complementar (inglês 1º e 2ºano e informática no 1º, 2º, 3º e 4º). Considerando a importância do Inglês nos nossos dias a prática e contacto com o Inglês está implementado desde o primeiro ano do primeiro ciclo do ensino básico, inserido no horário e com carga horária ajustada à faixa etária, planeada como um projeto do 1ºciclo, como apoio complementar no 1º e 2ºano e tendo continuidade no 3º e 4ºano como curricular. A Informática é um apoio à transdisciplinaridade que TIC assume com o Decreto-Lei nº55 de 6 de junho de 2018, inserida no âmbito da cidadania/ oferta complementar. A importância das novas tecnologias nos tempos de hoje fez-nos implementar um tempo semanal a esta área, como ferramenta na vida dos alunos, sendo útil no seu processo escolar futuro. Estando familiarizados com as novas tecnologias, os alunos estarão aptos a ingressar na disciplina de TIC no 2º ciclo, com mais destreza e à vontade.

A sala de estudo é orientada por professores do 1ºciclo, funciona das 16.30 às 18h, tendo como principal objetivo desenvolver hábitos de trabalho, fomentando a autonomia dos alunos.

A Cidadania e Desenvolvimento é uma área transdisciplinar, que se coordena com o nosso Projeto Educativo, “ Semear Amor ” potenciada nos planos curriculares de sala/ turma e com um carácter globalizante da Educação de Crianças.

A Educação para a Cidadania através de Projetos de Solidariedade realizados na instituição, bem como os benefícios dos mesmos no desenvolvimento cívico das crianças e o impacto que estes têm na promoção do desenvolvimento, da formação pessoal e social das crianças, numa perspetiva de educação para a cidadania, que é um dos principais objetivos da instituição, a fim de formar pessoas responsáveis, autónomas e capacitados para resolver os problemas da vida. No âmbito da formação transversal e multidisciplinar apresentam-se as temáticas a abordar na Cidadania e Desenvolvimento:  
 
Cidadania e Desenvolvimento Educação
Pré-escolar
1º ano 2º ano 3º ano 4º ano
Planos de Sala
Área de conteúdo
(Área da Formação Pessoal e Social)
Projeto Educativo
Planos de Turma
(Todas as áreas curriculares)
Projeto Educativo
Planos de Turma
(Todas as áreas curriculares)
Projeto Educativo
Planos de Turma
(Todas as áreas curriculares)
Projeto Educativo
Planos de Turma
(Todas as áreas curriculares)
Plano Anual de Atividades
(Horta escolar; reciclagem; plantar uma árvore)
Plano Anual de Atividades
Estudo do Meio
Expressão artística – Plásticas e Música
Plano Anual de Atividades
Estudo do Meio
Expressão artística – Plásticas e Música
Plano Anual de Atividades
Estudo do Meio
Expressão artística – Plásticas e Música
Plano Anual de Atividades
Estudo do Meio
Expressão artística – Plásticas e Música
Plano Mensal de Sala
(Identificar comportamentos de segurança utilizados na rua; identificar alguns sinais de trânsito)
Plano Anual de Atividades
Projeto de Turma
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
Projeto de Turma
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
Projeto de Turma
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
Projeto de Turma
Estudo do Meio
---------- Plano Anual de Atividades
Projeto de Turma
Matemática
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
Projeto de Turma
Matemática
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
Projeto de Turma
Matemática
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
Projeto de Turma
Matemática
Estudo do Meio
Projeto Educativo
(Explicar às crianças a plena igualdade de género, que implica que se ofereça a raparigas e rapazes as mesmas oportunidades)
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Todas as áreas curriculares
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Todas as áreas curriculares
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Todas as áreas curriculares
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Todas as áreas curriculares
Plano Anual de Atividades
Planos de Sala
Área de conteúdo
(Área da Formação Pessoal e Social)
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Português
Estudo do Meio
Expressão plástica
Música
Educação Física
Inglês
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Português
Estudo do Meio
Expressão plástica
Música
Educação Física
Inglês
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Português
Estudo do Meio
Expressão plástica
Música
Educação Física
Inglês
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Português
Estudo do Meio
Expressão plástica
Música
Educação Física
Inglês
Plano Anual de Atividades
Planos de Sala
Área de conteúdo
(Área da Formação Pessoal e Social)
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
  --------------- Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Todas as áreas curriculares
Informática
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Todas as áreas curriculares
Informática
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Todas as áreas curriculares
Informática
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Todas as áreas curriculares
Informática
Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
Planos de Sala
Área de conteúdo
(Área da Formação Pessoal e Social)
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Estudo do Meio
Plano Anual de Atividades
PE - Projetos de Turma
Estudo do Meio

A nossa instituição efetua um ajuste na flexibilização do horário ao nosso público e ao que consideramos ser mais importante e eficiente na formação dos nossos alunos. Apostando em docentes especializados e áreas atuais e que os pais consideram prementes para o ensino dos educandos, valorizando o ensino/ aprendizagem de qualidade.  

 

2.3. Formação de turmas

A formação de turmas baseia-se no princípio dos direitos humanos em criar condições de igualdade a todas as crianças que frequentem a nossa instituição, potenciando as características individuais e desenvolvendo as suas aptidões.

Na educação Pré-escolar as salas são constituídas de acordo com a idade cronológica, criando grupos mais homogéneos, promovendo o trabalho diferenciado e potenciador do desenvolvimento das crianças. A “passagem” de uma sala para a outra aquando dos quatro anos poderá estar sujeita a consideração do conselho pedagógico, optando pelo melhor ambiente pedagógico para o desenvolvimento da criança.

Em todas as áreas procura-se privilegiar a maior qualidade do ensino/ aprendizagem, respeitando as características individuais de cada aluno e potenciando sempre o seu EU no grupo, Educando com Valores, para assim Semear Amor…  

 

2.4.Organização do Calendário e gestão dos Horários

O horário das turmas estão organizados tendo por base os seguintes princípios: O Pré-Escolar tem o acolhimento às 9h, com o lanche da manhã e lanche da tarde funcionando até às 16h. O Calendário está planeado para 38 semanas de atividade, com uma carga horária semanal de 25 horas.

No 1º Ciclo organizam-se as atividades letivas das 9h. às 12h30m e das 14h às 16h, tendo como base a matriz do Decreto-Lei nº55/ 2018 de 6 de julho, entre as 16h30m e as 18h, há sala de estudo orientado pelas professoras. O Calendário letivo inicia-se dia 5 de setembro de 2022 e termina dia 30 de junho de 2023, o calendário é alargado, pois aquando da existência de pontes a instituição está aberta, mas sem componente letiva. O ano letivo é organizado em três períodos; o primeiro período com início a 5 de setembro e término a 16 de dezembro, ponte no feriado de 2 e 8 de dezembro, a instituição encerra dia 24 e 31 de dezembro; o segundo período com início dia 3 de janeiro e término a 31 de março, a interrupção de carnaval de 20 de fevereiro até 24 de fevereiro; o terceiro período com início a 17 de abril e término a 30 de junho, ponte no feriado de 24 de abril e 9 de junho. O 1º ciclo para o ano letivo 2022/ 2023 está planeado para 38 semanas de aulas, componente letiva perfaz 28 horas semanais (D.L.nº55/2018, contabilizando os intervalos, como componente letiva).  

 

2.5. Organização da Direção, dos Departamentos Curriculares e das Reuniões de Sala/ Turma

A Diretora, os Departamentos Curriculares são constituídos pelo Departamento da Educação Pré-Escolar (Educadoras), pelo Departamento do 1ºCiclo (Professoras Titulares de Turma), Departamento da Expressões (Professoras das disciplinas das expressões/ educação artística e físico-motora) e Departamento de Línguas (Professora de Inglês), nas reuniões realizadas são convocados todos os Departamentos.

A Diretora e os Departamentos Curriculares, reúnem em julho para: planificar o novo ano letivo, rever e definir todos os documentos (Regulamento Interno, Projeto Educativo, Projeto Curricular de escola, Plano Anual Atividades, Plano de Sala/ turma), definir o calendário escolar, distribuir as férias e pontes, organizar os horários, analisar todas as componentes da avaliação letiva e se necessário efetuar alterações, rever e definir as grelhas, tabelas e folhas de registo, analisar as planificações e planear os projetos de sala/ turma.

A segunda reunião realiza-se no início de setembro de cada ano escolar, para especificar as medidas de implementação do Projeto Educativo, com o Plano Anual de Atividades juntamente com os planos curriculares de Sala/ Turma, estruturação das reuniões de Sala/ Turma de “abertura” do novo ano letivo, com os Encarregados de Educação.

Realizam-se reuniões intercalares em cada período para se efetuar uma análise de cada grupo (Sala/ Turma) e estabelecer estratégias de intervenção ajustadas às características das crianças/ alunos. Reunimos no sentido de avaliar e reformular os planos de trabalhos das diferentes Salas/ Turmas.

No final de cada período reunimos para discussão e apresentação das avaliações, reflexão sobre o plano de trabalhos e reestruturação aquando necessário.

No início do ano civil é realizada uma reunião para definição do tema da festa final, distribuição de responsabilidades e planificação da mesma. Este ano de forma mais atípica, ainda na incerteza da possibilidade da realização da festa. Reunimos extraordinariamente sempre que necessário.

Paralelamente às reuniões com a diretora, o Departamento do Pré-Escolar, o Departamento do 1ºCiclo, o Departamento das Expressões e o Departamento de Línguas, realizam-se as reuniões de Sala, no caso do departamento de Educação Pré-escolar e reuniões de Turma no caso do departamento do 1ºCiclo do Ensino Básico, com os encarregados de educação. Reuniões de Boas-vindas no início de cada ano letivo e no final de cada período de avaliações e planificação/ reflexão do período seguinte. Podendo também ser agendadas outras reuniões se for necessário, para tratar de assuntos de interesse geral das crianças/ alunos e dos encarregados de educação.  

 

2.6. Ocupação dos tempos escolares

A Instituição garante a ocupação de todos os tempos escolares dos alunos, assim se algum professor faltar assegura-se a substituição do mesmo por outro professor e tempo de aprendizagem. No caso das Expressões e Inglês, (a reposição da aula será realizada se a diretora assim considerar e se possível, podendo ser reposta noutro dia e hora aprovada pela diretora e mediante a disponibilidade das professoras). Em determinadas situações em que a reposição da aula não seja possível, é sempre garantido ao aluno tempo letivo de aprendizagem.  

 

3.    Aspetos do ensino e da aprendizagem

3.1.    Currículo Nacional – adequação curricular

Seguindo as orientações curriculares do ministério de educação e utilizando como base para toda a planificação anual de todas as áreas curriculares, mas com adaptações ao que acreditamos serem as mais eficazes, para os nossos alunos. Integrando no ensino do Português também o método João de Deus. Apostando num método fonológico diferenciador e que cada vez mais tem vindo a ser provado as suas potencialidades.

Apostando na multidisciplinaridade de todas as áreas do saber, e envolvimento de toda a comunidade educativa pelo impacto que tem na educação/ aprendizagem dos nossos alunos. A nossa dimensão permite-nos um envolvimento de várias turmas, ou mesmo de todas, nas atividades curriculares desenvolvidas.

 

3.2.    Programas I Metas Curriculares I Aprendizagens Essenciais

A instituição cumpre e segue as matrizes curriculares-base, promovendo o enriquecimento do currículo, com as opções de coadjuvantes especializados, a oferta complementar do Inglês desde o Pré-Escolar e no 1º e 2ºano, e o acesso às TIC, reforçada com a aula de informática no 1ºCiclo, como complemento à cidadania. Pretende-se potenciar as capacidades das crianças/ alunos e contribuir para o sucesso, a alcançar em todas as áreas disciplinares, as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A articulação curricular tendo como referência a matriz curricular-base, os Programas, as Metas Curriculares e as Aprendizagens Essenciais. Elaborando as planificações, estratégias de intervenção, elementos de avaliação de cada área disciplinar do ensino e da aprendizagem na instituição. Privilegiando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, numa abordagem multinível, com a finalidade de alcançar com sucesso os conhecimentos, desenvolver competências, atitudes e valores que se enquadram no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. As opções curriculares em cada Sala/ Turma foram consideradas para o seu contexto educativo, enquadradas no Projeto Educativo e em todos os instrumentos estruturantes da instituição. Assumimos o compromisso de um ensino individualizado e planeado para cada grupo, mas individualizado nas abordagens, garantindo uma educação/ ensino para todos, uma escola inclusiva, que promove a inclusão, a igualdade, com flexibilidade e personalização à heterogeneidade das crianças/ alunos. O acesso ao currículo e às aprendizagens, baseada na abordagem multinível, englobando as medidas universais, seletivas e adicionais de apoio à aprendizagem. A Coautoria das opções curriculares, bem como a promoção ao envolvimento dos alunos e dos encarregados de educação e todos os parâmetros que advenham proporcionar um acesso à diversidade de conteúdos, fomentando o nosso Projeto Educativo e a Cidadania e Desenvolvimento como áreas transdisciplinares e fundamentais na formação das crianças/ alunos.

 

3.3.    Avaliação

À Diretora, compete a função de definir os Critérios de Avaliação (inseridos neste documento) aprovados em reunião pelos Departamentos Curriculares. Elaborados de acordo com o DL 152/2013 de 4 de novembro (Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo), onde é reconhecida às Escolas Particulares e Cooperativas a competência para decidir quanto a Avaliação e aos critérios de avaliação referenciais comuns no interior da escola, aprovados em reunião pela Diretora e pelos Departamentos Curriculares e operacionalizados pelos professores do 1º Ciclo e educadoras da educação pré-escolar. Estes órgãos analisam as avaliações propostas por cada professor relativamente à disciplina que leciona é analisada e aprovada pelo professor titular de turma, a classificação é atribuída ao aluno no final de cada período. No caso do Pré-Escolar, é entregue uma avaliação aos pais no final de cada semestre, a avaliação do final do ano é a mais descritiva, com uma reflexão mais pormenorizada sobre o
decurso do ano.
 
Tipos de Avaliação
Avaliação diagnóstico A avaliação diagnóstica tem lugar no início do ano letivo, permitindo recolher informação acerca das dificuldades ou grau de conhecimento dos alunos, a fim de se estabelecer as estratégias mais adequadas a cada situação, conteúdo e aluno. (A realizar quando e se a professora considerar pertinente, no 2º, 3º e 4ºano)
Avaliação formativa A avaliação formativa tem um caracter contínuo e sistemático, contabilizando todo o trabalho e comportamento demonstrado pelo aluno, ao longo do ano letivo.
Avaliação sumativa A avaliação sumativa é a junção do desenvolvimento cognitivo e pessoal do aluno, não se resumindo à média das classificações obtidas, mas uma consideração da sua evolução a todos os níveis.
 
Critérios de Avaliação
1º, 2º, 3º e 4º ano
Domínios Percentagem Elementos de Avaliação
Cognitivo 80% Observação Direta
Fichas Diagnóstico (2º, 3º e 4º ano)
Fichas de Avaliação
Grelhas de Observação:
1º Oralidade
2º Participação
3º Comportamento
4º Trabalhos de casa
5º Material
Pessoal e Social 20%
 
Níveis de Avaliação
Qualitativa Quantitativa
Insuficiente 0 - 49%
Suficiente 50 - 69%
Bom 70 - 89%
Muito Bom 90 - 100%

Condições de aprovação, transição e progressão: a decisão de progressão de um aluno para o ano de escolaridade seguinte é considerada uma decisão pedagógica e que deverá ser tomada pela diretora, o Departamento do 1ºCiclo, o Departamento das Expressões, tendo por base as condições, estabelecidas no currículo base do ensino básico no Decreto-Lei nº139/ 2012, de 5 de julho e no Decreto-Lei nº55/ 2018, de 6 de julho.

 A avaliação das componentes do currículo de caráter transversal, designadamente a educação para a cidadania, a compreensão e expressão em língua portuguesa e da utilização das tecnologias de informação e comunicação, será concretizada nas diversas disciplinas, de acordo com os critérios definidos pela diretora, o Departamento do 1ºCiclo e o Departamento das Expressões.
 

3.4.    Organigrama Funcional da Instituição

Organigrama Funcional da Instituição


 

3.5.    Apoios Educativos

O Regime Jurídico da Educação Inclusiva previsto no Decreto-Lei nº54/2018, de 6 de julho, o novo regime de inclusão e integração de todos os alunos. Estão previstas as medidas a adotar de suporte à aprendizagem e à inclusão. Medidas essas apresentadas no quadro:
 
Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
Medidas Universais (Artigo 8º) Medidas que fornecem as respostas educativas para todos os alunos, incluindo os que necessitam de medidas seletivas ou adicionais, para promover a participação e a melhoria das aprendizagens.
Medidas Seletivas (Artigo 9º) Medidas para colmatar as necessidades de suporte à aprendizagem não suprimidas pela aplicação das medidas universais.
Medidas Adicionais (Artigo 10º) Medidas para colmatar dificuldades acentuadas persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição e ou aprendizagem.

Na instituição quando a educadora/ professora detetam alguma “desconformidade” com a evolução da aprendizagem, comportamento e ou linguagem do aluno reportam ao à Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e mediante a consideração será comunicado aos pais as medidas interventivas e quando se considerar necessário será solicitado uma avaliação psicológica, para direcionamento acompanhamento da criança/  aluno. Procede-se à adaptação das condições do ensino/ aprendizagem dos alunos que assim necessitem, prodegiando e salvaguardando os direitos e interesses da criança/ aluno.

Apresenta-se a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva:

Diretora
Maria Clara Tavares dos  Santos

Pré-Escolar
Ana Filipa Moreira Pinto

1ºCiclo
Marisa Augusta da Silva Araújo


 

3.6.    Medidas de Promoção do Sucesso Escolar

Em reunião a Diretora e o Departamento Curricular do 1ºciclo e Departamento Curricular das Expressões discutem as situações problemáticas de aprendizagem e ou de comportamento, delineiam estratégias mediadoras das situações específicas, analisando caso a caso e traçando as alterações necessárias a um melhor e mais eficaz acompanhamento pedagógico para cada turma ou individualizadas, no intuito de superação dos problemas.

Quando necessário são elaborados planos individualizados de apoio à educação do aluno, em articulação os professores e coadjuvantes, e ou outros técnicos de apoio ao ensino/ aprendizagem e os Encarregados de Educação. As deliberações realizadas, os planos desenvolvidos, serão alvo de reflexão e avaliação, no final de cada etapa, ou sempre que o professor considere pertinente alterar as estratégias de intervenção, privilegiando sempre o desenvolvimento do aluno.

A Sala de Estudo é também um apoio diário e que em algumas situações poderá ser eficaz como meio de consolidação e exercitação das matérias dadas e colmatar algumas dificuldades individuais.

No apoio curricular, prioriza-se o ensino do Português e da Matemática, inserido no horário escolar. No 2º ano promovem-se exercícios das áreas a avaliar nas provas de aferição, podendo envolver outros anos nas atividades, beneficiando a comunidade escolar com exercícios planeados para a expansão dos conhecimentos e das experiências de aprendizagem.

 

3.7.    Enriquecimento Curricular/ Atividades facultativas

As Atividades de Enriquecimento Curricular tem um carácter facultativo, é uma oferta de formação cultural, fomentando o crescimento individual e em grupo. Apresentam-se abaixo para o Pré-escolar e para o 1ºCiclo:
 
Pré-escolar 1ºCiclo
Natação Natação
Capoeira Capoeira
Ciência Divertida Ciência Divertida
Inglês -----------
 

4.    Interação com os Planos de Sala/ Turma

O Projeto Curricular de Escola enquadra a estruturação do ensino/ aprendizagem e fundamenta a base dos Planos de Sala/ Turma, sendo estes da responsabilidade das Educadoras/ Professoras Titulares de Turma, desempenhando um papel fundamental de gestão e coordenação, uma vez que caracteriza o grupo e cada aluno de forma individual. A estruturação dos planos é elaborada de forma coesa, com uma “única” linha de conduta comum para o Pré-escolar e para o 1ºCiclo, havendo uma conformidade de trabalho pedagógico do grupo, bem como a delineação de estratégias de intervenção e aos instrumentos de avaliação e à sua aplicação.

A correlação entre Planos e complementaridade com o Projeto Educativo, Projeto Curricular de Escola, Plano de Sala/ Turma e Plano Anual de Atividades, respeitando o Regulamento Interno, visa articular todos os fatores em que a instituição acredita para uma educação eficaz e que privilegie sempre os reias interesses da criança/ aluno. Pretendemos que as nossas crianças sejam alunos de sucesso, felizes e uns excelentes seres humanos – Semeando Amor.

 

5.    Avaliação e Revisão do Projeto Curricular de Escola

O Projeto Curricular de Escola será avaliado e reformulado no início de cada ano letivo, ajustando assim às necessidades evolutivas de qualquer sistema educativo. Na planificação do ano letivo o Projeto é alvo da consideração da diretora, o Departamento do Pré-Escolar, o Departamento do 1ºCiclo, o Departamento das Expressões e o Departamento de Línguas. O Projeto deve ser um reforço das linhas orientadoras do Projeto Educativo, no fundo das nossas convicções e ponderações sobre o ensino/ aprendizagem. Acreditamos que é necessário evoluir, estar atentos às mudanças do meio e do nosso público, ajustando métodos, estratégias e analisando a prática docente.

 

6.    Calendarização

O Projeto Curricular de Escola será alterado sempre que a diretora considere pertinente, e como referido anteriormente será alvo de reformulação em reunião com os Departamentos Curriculares de planificação de início do ano letivo.